PUBLICIDADE

Oriente Médio

Primeiro-ministro iraquiano ordena ação antiterrorista após onda de ataques

11 ago 2013 - 17h52
(atualizado às 18h10)
Compartilhar
Exibir comentários

O primeiro-ministro do Iraque, Nouri al-Maliki, determinou neste domingo o início de uma ampla operação de segurança no oeste e no norte do país para buscar e capturar terroristas, após a onda de atentados que ontem deixou aproximadamente cinquenta mortos e centenas de feridos.

A televisão iraquiana Al Iraqiya informou que Maliki, também comandante-em-chefe das Forças Armadas, deu instruções aos responsáveis das províncias de Al-Anbar e de Ninawa para lançarem a campanha.

O chefe das operações de segurança no país, general Mozahar al Ezaui, anunciou a captura de uma célula de cinco supostos membros da Al Qaeda, aos quais responsabilizou pelos atentados perpetrados ontem na cidade de Al Nassiriya e outras zonas do sul do Iraque.

Segundo informaram à Agência Efe fontes policiais, pelo menos oito soldados morreram e quatorze ficaram feridos hoje no país.

A explosão de uma bomba na passagem de um veículo das forças antiterroristas causou a morte de três soldados e deixou seis feridos na província de Babel, a 100 quilômetros ao sul de Bagdá.

Além disso, dois membros dos Conselhos de Salvação - milícias tribais sunitas pró-governo - morreram e outros dois ficaram feridos em um ataque com metralhadoras contra um posto de controle ao sul de Baquba, capital de Diyala.

Na mesma província, um especialista em desativação de bombas morreu e dois de seus assistentes sofreram ferimentos após uma explosão próxima de Al Miqdadiya.

Um grupo armado assassinou a tiros um militar próximo de sua casa na cidade de Sadira, na província de Salah ad-Din. Outro soldado morreu e três ficaram feridos devido a um ataque suicida com um carro-bomba a um veículo em Abi Goreib, a 25 quilômetros ao oeste da capital.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade