PUBLICIDADE

Oriente Médio

Primeira carga de ajuda humanitária chega ao Irã após terremoto

13 ago 2012 - 08h44
(atualizado às 09h27)
Compartilhar

O primeiro carregamento de ajuda humanitária estrangeira para os afetados pelos terremotos que causaram pelo menos 306 mortos no sábado no Irã chegou nesta segunda-feira da República do Azerbaijão, fronteira com a província onde ocorreram os tremores, informou a agência oficial iraniana "Irna".

A carga é composta de barracas e cobertores, além de alimentos de primeira necessidade, como farinha, arroz, açúcar, óleo e massas, segundo a agência, que não informou a quantidade de ajuda enviada pelo Azerbaijão.

Além disso, dois caminhões com ajuda humanitária da Turquia, país que também está perto da zona afetada, estão sendo esperados em Tabriz, capital da província iraniana onde ocorreu o terremoto, disse o diretor de Relações Públicas do Crescente Vermelho Iraniano, Pua Hayian, à agência "Isna".

Após os terremotos, numeroso países, entre eles Azerbaijão, Turquia, Emirados Árabes Unidos, Vaticano, Paquistão, Rússia, Japão, Bolívia, Síria, Bahrein, Suíça e Taiwan, além da ONU e mesmo dos EUA, ofereceram suas condolências ao Irã e se mostraram dispostos a enviar ajuda humanitária.

A ministra da Saúde do Irã, Marzie Vahid Dastyerdi, informou nesta segunda no Parlamento que 306 pessoas morreram, a maioria mulheres e crianças, e 3.037 ficaram feridas de acordo com números provisórios.

No domingo, menos de 24 horas depois dos terremotos que atingiram quatro distritos provinciais, as autoridades deram por terminadas os trabalhos de busca e resgate, e segundo o ministro do Interior, Mostafa Mohamad Najjar, os trabalhos "para assegurar aos sobreviventes refúgio e comida" foram acelerados.

Até agora, o Crescente Vermelho Iraniano anunciou que 48.370 pessoas estão hospedadas em refúgios ou acampamentos de emergência, onde a organização distribuiu 9.674 barracas e 11.942 cobertores.

Dastyerdi e Najjar percorreram ontem a zona devastada pelos dois terremotos consecutivos, de 6,2 e 6 graus na escala Richter, segundo o Centro Sismológico do Irã, mas que o Serviço Geológico dos EUA elevou para 6,4 e 6,3 graus Richter.

EFE   
Compartilhar
Publicidade