PUBLICIDADE

Oriente Médio

Presidente sírio diz que Europa "pagará preço" por armar grupos rebeldes

17 jun 2013 - 13h10
(atualizado às 13h13)
Compartilhar

O presidente sírio, Bashar al Assad, advertiu que a Europa "pagará o preço" por fornecer armamento aos grupos opositores rebeldes, já que, segundo o próprio governante, todos são terroristas.

Em declarações ao jornal alemão "Frankfurter Allgemeine Zeitung" (FACE), que publicará uma entrevista com o presidente sírio amanhã e adiantou alguns extratos da conversa nesta segunda-feira, Assad alerta que, "se os europeus fornecem armas (aos grupos rebeldes), o terrorismo poderá se voltar contra a Europa, que pagará um preço por isso".

De acordo com Assad, o envio de armamento aos grupos opositores melhorará a formação de alguns rebeldes em combate e, em algum momento, eles acabarão voltando à Europa para cometer atentados.

Além disso, o presidente sírio nega as acusações de que suas tropas usaram armas químicas na luta com os rebeldes, como sustentam Estados Unidos, Reino Unido e França. "Se Paris, Londres e Washington tivessem uma só prova de suas acusações, já teriam apresentado para todo o mundo", completou Assad.

O presidente sírio, que justificou o apoio militar e diplomático vindos da Rússia e do Irã, também assegurou que os "terroristas rebeldes" carregam toda a responsabilidade pelo aumento da violência no conflito sírio.

De acordo com a ONU, pelo menos 94 mil pessoas morreram na Síria em mais de dois anos de guerra, enquanto centenas de milhares tiveram que deixar seus lares por causa dos combates.

EFE   
Compartilhar
Publicidade