PUBLICIDADE

Oriente Médio

Presidente palestino chama Israel de "gangster"

4 mar 2015 - 15h17
(atualizado às 15h53)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente palestino, Mahmoud Abbas, acusou Israel de "gangsterismo", nesta quarta-feira, pela decisão israelense de reter a transferência de mais de 100 milhões de dólares por mês em arrecadação de impostos em nome dos palestinos.

Presidente palestino, Mahmoud Abbas, em Ramallah. 4/3/2015
Presidente palestino, Mahmoud Abbas, em Ramallah. 4/3/2015
Foto: Mohamad Torokman / Reuters

Na abertura de um encontro de dois dias entre autoridades palestinas, no qual será discutida a possibilidade de suspender a cooperação de segurança com os israelenses, Abbas descreveu a medida tributária como uma ação provocativa.

"Como eles podem ser autorizados e pegar o nosso dinheiro? Estamos lidando com um Estado ou com um gângster", questionou Abbas no encontro do conselho central da Organização para a Libertação da Palestina, o segundo mais importante órgão decisório palestino.

Israel anunciou em janeiro que estava bloqueando as transferências, afirmando que a medida seria uma retaliação pela decisão palestina de ingressar no Tribunal Penal Internacional, onde pretende apresentar com ações contra Israel.

Os laços entre israelenses e palestinos têm se deteriorado cada vez mais desde o colapso das negociações de paz mediadas pelos Estados Unidos, no ano passado.

(Reportagem adicional de Nidal Al-Mughrabi)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade