PUBLICIDADE

Oriente Médio

Presidente iraniano presta juramento e prega diálogo

4 ago 2013 - 11h04
(atualizado às 12h08)
Compartilhar

O presidente iraniano moderado, Hassan Rohani, enviou um recado neste domingo aos países ocidentais de que a única solução é o diálogo, e não as sanções, durante seu discurso no Parlamento depois de ter prestado juramento.

"Não se pode fazer o povo iraniano ceder (em seus direitos nucleares) com sanções e ameaças de guerra", declarou Rohani, de 64 anos, durante seu discurso diante do Parlamento, referindo-se aos países ocidentais que há um ano impuseram sanções econômicas sem precedentes que estrangulam a economia do país.

"A única solução de interação com o Irã é o diálogo em pé de igualdade, o respeito mútuo para reduzir as hostilidades", acrescentou o sétimo presidente da República Islâmica, no dia seguinte a sua posse.

Ele afirmou também que "a República Islâmica do Irã busca a paz e a estabilidade na região".

"O Irã é contra qualquer mudança de regimes políticos ou de fronteiras à força ou por meio de intervenções externas", prosseguiu.

Rohani insistiu no fato de que em 14 de junho, dia em que foi eleito no primeiro turno, "os eleitores votaram pela moderação e contra o extremismo".

Rohani concluiu seu discurso apresentando a lista de seu governo, que inclui em sua maioria tecnocratas que já serviram aos governos do ex-presidente moderado Akbar Hachemi Rafsandjani (1989-1997) e do ex-presidente reformista Mohammad Khatami (1997-2005).

O presidente do Parlamento, Ali Larijani, afirmou que o voto de confiança foi realizado em uma semana.

Pela primeira vez, autoridades estrangeiras foram convidadas para comparecer à cerimônia de juramento.

Cerca de dez presidentes, em particular os de Afeganistão, Paquistão, Tadjiquistão, Turcomenistão, Cazaquistão, Armênia e Líbano, estavam presentes.

Mas o presidente sudanês Omar al-Bashir, que também era aguardado, teve que retornar ao seu país depois que seu avião teve negada a autorização para entrar no espaço aéreo da Arábia Saudita, segundo Cartum.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade