PUBLICIDADE

Oriente Médio

Presidente iraniano presta juramento diante do Parlamento

4 ago 2013 - 10h28
(atualizado às 12h08)
Compartilhar

O presidente iraniano, Hassan Rouhani, prestou juramento diante do Parlamento em Teerã neste domingo, e começou a formar seu gabinete que segundo ele será formado por pessoas do espectro político.

"Na presença do sagrado Corão e diante da nação, eu juro ao onipotente Deus proteger a religião oficial do país e a Repúblico Islâmica, assim como a Constituição do país", disse ele ao Parlamento e a dignitários estrangeiros em uma cerimônia transmitida ao vivo na televisão estatal.

Rouhani, eleito por ampla margem nas eleições em junho, prometeu buscar políticas de menos confronto no exterior em busca de aliviar as sanções internacionais à economia do Irã devido a seu programa nuclear.

Assim como a pressão do Ocidente, Rouhani enfrenta a enorme tarefa de ajustar a economia prejudicada pelas sanções. Ele também tem que tentar equilibrar as exigências dos linha dura que dominam o Parlamento e os reformistas cujo apoio o ajudou a vencer.

Após o juramento, Rouhani indicou o ex-embaixador do Irã nas Nações Unidas Mohammad Javad Zarif como ministro das Relações Exteriores e Bijan Zanganeh para retornar ao posto de ministro do Petróleo.

As indicações têm que ser aprovadas pelo Parlamento.

(Reportagem de Yeganeh Torbati e Marcus George)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade