PUBLICIDADE

Oriente Médio

Presidente do Equador afirma que analisará responsavelmente caso Snowden

24 jun 2013 - 13h04
(atualizado às 14h55)
Compartilhar

O presidente equatoriano, Rafael Correa, afirmou nesta segunda-feira que o seu país analisará de forma "muito responsável" o pedido de asilo político apresentado por Edward Snowden, o ex-consultor da Agência de Segurança Nacional (NSA)dos Estados Unidos acusado de espionagem por Washington.

"Estejam certos de que analisaremos de forma muito responsável o caso Snowden e tomaremos com absoluta soberania a decisão que acreditamos ser a mais adequada", declarou o presidente em sua conta no Twitter.

Correa recebeu uma carta do americano na qual solicitava asilo político.

"Escrevo-lhe para solicitar asilo ao Equador frente ao risco de perseguição por parte do governo dos Estados Unidos e seus agentes", indicou Snowden na carta, em que considera que, se for detido, "é improvável que receba um julgamento justo e um tratamento humano, correndo o risco de prisão perpétua ou (pena) de morte".

O Equador analisará o pedido e comunicou essa decisão ao governo da Rússia, onde Snowden chegou no domingo. Em uma entrevista coletiva à imprensa no Vietnã, onde realiza uma visita oficial, o chanceler equatoriano Ricardo Patiño pediu que Moscou "tome a decisão que considerar mais conveniente, segundo suas leis e as regras internacionais" a esse respeito.

O americano chegou no domingo a Moscou procedente de Hong Kong, de onde divulgou em 5 de junho as informações sobre os programas de vigilância americanos. Ele estava refugiado nesse território chinês desde 20 de maio, depois de ter deixado sua casa no Havaí.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade