PUBLICIDADE

Oriente Médio

Presidente da Rússia diz que discorda de Obama sobre Síria

Vladimir Putin e Barack Obama se encontraram nesta segunda-feira após a cúpula do G8 na Irlanda do Norte

17 jun 2013 - 17h46
(atualizado às 18h07)
Compartilhar
Exibir comentários
Os dois presidentes se reuniram na cúpula do G8 na Irlanda do Norte
Os dois presidentes se reuniram na cúpula do G8 na Irlanda do Norte
Foto: AP

Rússia e Estados Unidos discordam sobre como acabar com o conflito na Síria, mas querem que o derramamento de sangue termine e que as partes envolvidas nos confrontos negociem, disse o presidente russo, Vladimir Putin, nesta segunda-feira.

"As nossas posições não coincidem totalmente, mas estamos unidos por uma vontade comum de acabar com a violência, conter o número crescente de vítimas na Síria, resolver os problemas por meios pacíficos, incluindo as conversações de Genebra", disse Putin após reunião com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, na cúpula do G8 na Irlanda do Norte.

Parecendo tenso e olhando principalmente para o chão ao lado de Obama, Putin acrescentou: "Nós concordamos em levar adiante o processo das negociações de paz e encorajamos as partes a se sentar na mesa de negociação, a organizar as negociações em Genebra."

Obama disse a repórteres que Putin e ele instruíram suas equipes a trabalhar para realizar a conferência de paz. Os dois líderes também expressaram um otimismo cauteloso quanto ao futuro do diálogo com o Irã depois que um clérigo moderado foi eleito presidente.

Irã

Estados Unidos e Rússia estão "prudentemente otimistas" sobre a questão nuclear iraniana após a eleição do novo presidente Hassan Rohani, declarou disse Obama após o encontro com Putin. Os dois chefes de Estado esperam que seja possível "fazer com que o diálogo progrida" com a chegada ao poder do clérigo moderado, apoiado pelo campo reformista.

Nesse encontro, Obama e Putin concordaram em realizar uma cúpula bilateral na Rússia nos dias 3 e 4 de setembro, de acordo com uma declaração conjunta. "Com o objetivo de reforçar a natureza construtiva de nossas relações, pretendemos manter contatos regulares no mais alto nível e organizar uma cúpula EUA-Rússia em 3 e 4 de setembro", ou seja, antes do encontro do G20 previsto para 5 e 6 desse mesmo mês em São Petersburgo.

Informações das agências AFP e Reuters.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade