PUBLICIDADE

Oriente Médio

Presidente colombiano 'apunhalou a Venezuela pelas costas', diz Maduro

31 mai 2013 - 09h28
(atualizado às 09h52)
Compartilhar

O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, afirmou nesta quinta-feira que o chefe de Estado colombiano, Juan Manuel Santos, "apunhalou a Venezuela pelas costas" ao se reunir com o líder da oposição venezuelana, Henrique Capriles, e afirmou que vai avaliar "todas as relações" com o país vizinho.

"Duvido da sinceridade do presidente Santos, quando apunhala a Venezuela pelas costas", disse Maduro em um ato transmitido pela rede de televisão oficial.

Maduro, que demonstrou raiva durante seu discurso, lamentou que "a oligarquia e o poder político da Colômbia tenham se unido para ignorar o governo legítimo da Venezuela".

O presidente também disse ter "informações precisas" sobre uma reunião entre a oposição venezuelana, o assessor político JJ Rendón e o ex-presidente colombiano Alvaro Uribe para planejar um "plano perfeito" para derrubá-lo, e acrescentou que Santos "se dispôs a jogar".

Exigiu ainda que o líder colombiano se desculpe. "Enquanto isso continuaremos avaliando todas as nossas relações com o governo da Colômbia", acrescentou.

Nas reuniões de quarta-feira com o presidente Santos, na sede da presidência em Bogotá, e com um grupo de congressistas, Capriles pediu apoio para que seja realizada uma auditoria completa das eleições de 14 de abril, quando denunciou irregularidades depois de ser derrotado por Maduro por uma diferença de apenas 1,49% dos votos.

Maduro também indicou que conversou com o embaixador Roy Chaderton, que serve como comissário em Havana para as negociações de paz realizadas desde novembro de 2012 entre Bogotá e a guerrilha das Farc e afirmou que tem "dúvidas sobre se quer ou não continuar neste processo".

Maduro admitiu que, durante o luto na Venezuela pela morte de Hugo Chávez e a campanha eleitoral que o levou ao poder, "recebeu enviados do presidente Santos e, autorizado por ele, fez negociações com a guerrilha colombiana para alcançar a paz".

"Agora nos pagam desta forma, com a traição!", afirmou.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade