PUBLICIDADE

Oriente Médio

Premier turco promete apoiar levante sírio 'até o fim'

30 dez 2012 - 17h34
(atualizado às 17h37)
Compartilhar

O primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, declarou neste domingo diante de milhares de sírios refugiados na Turquia que Ancara apoiará "até o fim" o levante contra o presidente Bashar al-Assad, chamado de "tirano".

"Ficaremos ao lado de vocês até o fim", disse Erdogan no campo de Akcakale, situado perto da cidade de Sanliurfa, no sudeste da Turquia, e que abriga cerca de 25.000 refugiados sírios.

"Vejo claramente que a ajuda de Deus está próxima", afirmou ele em um discurso transmitido pelas redes de televisão turcas.

"Sabemos que o regime tirânico sírio, do tirano Bashar, matou cerca de 50.000 sírios", declarou o chefe de governo turco. "Vocês já sofreram muito, mas não se desesperem".

Erdogan estava acompanhado por vários de seus assessores e pelo líder da Coalizão opositora síria, Ahmed Moaz al-Khatib.

A Turquia abriga atualmente, segundo dados oficiais, por volta de 150.000 sírios que fugiram do conflito que devasta seu país há 21 meses. A violência causou a morte de cerca de 45.000 pessoas, de acordo com o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH), organização não-governamental ligada à oposição.

Erdogan considerou que pode haver na verdade até 220.000 sírios refugiados na Turquia, porque muitos alugam casas e cômodos nas cidades turcas, em vez de ir para campos de refugiados.

Antes aliado do presidente Assad, Erdogan se voltou contra ele e defende publicamente a sua queda há meses, assim como vários países árabes e ocidentais.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade