PUBLICIDADE

Oriente Médio

Premier turco ordena que manifestantes deixem o Parque Gezi até domingo

15 jun 2013 - 14h07
Compartilhar

O primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, ordenou neste sábado que os manifestantes que se recusam a deixar a Praça Taksim e o Parque Gezi de Istambul desocupem esses locais até domingo, ameaçando recorrer à Polícia.

"Temos um ato público amanhã em Istambul. Eu digo claramente a vocês: Se a Praça Taksim não for evacuada, as forças de segurança deste país saberão como retirá-los", declarou Erdogan diante de dezenas de milhares de simpatizantes reunidos por seu partido em um subúrbio de Ancara.

"Permanecer no local não tem mais sentido algum porque o caso está nas mãos da justiça (...) Não sei qual será a decisão da justiça, mas mesmo que ela decida a favor ou contra (a manutenção do parque) haverá uma votação popular em Istambul (...) e nós respeitaremos o resultado dessa votação", acrescentou.

"Se ainda houver irmãos por lá, por favor, saiam porque esse parque pertence à população de Istambul. Isso não é uma área de ocupação para organizações ilegais", insistiu o chefe de governo.

"Ninguém pode nos intimidar (...) nós não receberemos ordens ou instruções de ninguém, a não ser de Deus", disse aos seus simpatizantes.

Nos últimos dias, Erdogan já vinha ameaçando retirar à força os manifestantes que ocupam o Parque Gezi.

Seu principal grupo coordenador, o Solidariedade Taksim, havia anunciado algumas horas antes neste sábado que não deixará esse bastião, onde teve origem o movimento de protesto contra o governo, apesar da promessa de Erdogan de não tocar na praça enquanto a justiça não decidir definitivamente o caso.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade