PUBLICIDADE

Oriente Médio

Premiê turco diz que protestos beneficiam inimigos do país

22 jun 2013 - 15h40
(atualizado às 16h35)
Compartilhar

O primeiro-ministro turco, Tayyip Erdogan, disse a milhares de simpatizantes na cidade de Samsun, na costa do Mar Negro, neste sábado, que as semanas de protestos muitas vezes violentos contra o seu governo beneficiaram os inimigos da Turquia.

O premiê disse que opositores tanto na Turquia como no exterior haviam orquestrado as manifestações, dizendo que um "lobby de taxas de juros" promovido por especuladores nos mercados financeiros se beneficiaram com a agitação.

"Quem ganhou com estas três semanas de protestos? O lobby da taxa de juros, os inimigos da Turquia", disse Erdogan, de um palco enfeitado com seu retrato e um slogan apelando para os seus apoiadores para "frustrarem o grande jogo" jogado contra a Turquia.

"Quem perdeu a partir desses protestos? A economia da Turquia, mesmo que em pequena escala, e o turismo perdeu. Eles ofuscaram e mancharam a imagem e o poder internacional da Turquia", afirmou.

Ao término de seu discurso, cerca de 10 mil manifestantes se reuniram na Praça Taksim de Istambul, muitos deles para participar de uma cerimônia para depositar cravos na praça em memória às quatro pessoas que foram mortas nas manifestações.

Mais tarde a polícia usou canhões de água para dispersar os manifestantes, no primeiro confronto deste tipo em quase uma semana.

Em Samsun, uma multidão de cerca de 15.000 simpatizantes do Partido AK de Erdogan aplaudiu e acenou bandeiras turcas, enquanto ele chamava o público para dar a sua resposta aos protestos nas urnas, quando a Turquia realizar eleições municipais em março do ano que vem.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade