PUBLICIDADE

Oriente Médio

Premiê turco compara métodos de Israel em Gaza aos de Hitler

Erdogan também criticou os Estados Unidos por defender as operações do exército israelense

31 jul 2014 - 13h40
(atualizado às 13h41)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Erdogan voltou a dizer que a ofensiva israelense contra a&nbsp;popula&ccedil;&atilde;o civil palestina se&nbsp;assemelha&nbsp;a um &quot;genoc&iacute;dio&quot;&nbsp;</p>
Erdogan voltou a dizer que a ofensiva israelense contra a população civil palestina se assemelha a um "genocídio" 
Foto: Emrah Gurel / AP

O primeiro-ministro turco, fervoroso defensor da causa palestina, comparou nesta quinta-feira os métodos utilizados por Israel durante sua ofensiva contra Gaza aos de Adolf Hitler.

"Diga-me, qual é a diferença entre as operações israelenses e as dos nazistas e de Hitler?", questionou Erdogan em um discurso por ocasião da campanha presidencial em Van (leste).

"É racismo, fascismo. Tudo o que está sendo feito em Gaza volta a reacender o espírito do mal e perverso de Hitler", declarou Erdogan, favorito na eleição presidencial que acontecerá entre 10 e 24 de agosto.

Erdogan, que continua a denunciar veementemente a ofensiva sangrenta lançada por Israel em 8 de julho contra o enclave palestino controlado pelo movimento islâmico Hamas, reafirmou que as operações israelenses se assemelham a um "genocídio" contra o população civil palestina.

O primeiro-ministro turco também criticou os Estados Unidos, sem citá-lo diretamente, por defender as operações do exército israelense e denunciou a inércia do mundo muçulmano.

"Aqueles que permanecem em silêncio diante deste massacre são tão cruéis quanto os agressores", afirmou Erdogan, cujo governo tem estreitas relações com a liderança do Hamas.

Desde 8 de julho, mais de 1.370 palestinos foram mortos e mais de 7.000 ficaram feridos, de acordo com os serviços de emergência. Do lado israelense, 56 soldados e três civis foram mortos.

As relações entre Israel e Turquia, aliados regionais no passado, estão paralisadas desde o ataque a um navio turco de ajuda humanitária em 2010, que matou 10 ativistas turcos.

Faixa de Gaza: entenda o conflito Faixa de Gaza: entenda o conflito

Conheça um pouco mais sobre a região, que tem um quarto do tamanho do município de São Paulo, mas uma enorme importância para a história do Oriente Médio

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade