PUBLICIDADE

Oriente Médio

Premiê libanês Saad Hariri chega ao Irã para visita oficial

27 nov 2010 - 16h34
(atualizado às 18h26)
Compartilhar

O primeiro-ministro libanês, Saad Hariri, chegou pela tarde a Teerã para a primeira visita oficial ao Irã, destinada a prosseguir com a normalização das relações bilaterais em um contexto de forte tensão no Líbano, anunciou a página da TV estatal na internet.

Hariri busca ajuda para impedir retaliações em seu país caso um tribunal da ONU condene membros do Hezbollah
Hariri busca ajuda para impedir retaliações em seu país caso um tribunal da ONU condene membros do Hezbollah
Foto: Reuters

Durante visita de três dias, Hariri se reunirá, entre outros, com o presidente iraniano, Mahmud Ahmadinejad, um mês depois da visita dele ao Líbano, onde foi recebido como herói pelos partidários do movimento xiita Hezbollah, apoiado por Teerã e contrário ao premier libanês.

A visita de Hariri é "histórica e muito importante", avaliou o embaixador do Irã em Beirute, citado neste sábado pela agência oficial IRNA. Acontece em plena crise política no Líbano, onde uma queda-de-braço opõe Hariri ao Hezbollah, a propósito do Tribunal Especial para o Líbano (TSL), criado pela ONU para investigar o assasinato, em 2005, em Beirute, do ex-primeiro-ministro Rafic Hariri, pai de Saad.

O poderoso movimento xiita desmente qualquer envolvimento no assassinato, mas disse esperar que o TSL publique uma ata de acusação que aponte membros do partido. "Os iranianos tentarão aproximar os pontos de vista entre o Hezbollah e Saad Hariri", informou à AFP uma fonte ministerial libanesa antes da visita.

Ao contrário, "Saad Hariri apoiará o desenvolvimento das capacidades nucleares com fins civis e pacíficos" no Irã, acrescentou. A visita de Hariri, que está acompanhado de vários ministros, também deverá possibilitar o desenvolvimento da cooperação bilateral, seguindo os 17 acordos ou protocolos de acordo assinados durante a visita de Ahmadinejad ao Líbano em meados de outubro, segundo o jornal governamental Iran Daily.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade