PUBLICIDADE

Oriente Médio

Premiê é recebido como astro de rock por multidão em NY

28 set 2014 - 20h45
Compartilhar
Exibir comentários

O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, foi recebido como um astro de rock, neste domingo, no Madison Square Garden, em Nova York, onde se comprometeu a trabalhar incansavelmente para transformar seu país em uma grande potência.

<p>Cerca de 18 mil pessoas e&nbsp;30 congressistas americanos assistiram ao discurso de&nbsp;Narendra Modi</p>
Cerca de 18 mil pessoas e 30 congressistas americanos assistiram ao discurso de Narendra Modi
Foto: Lucas Jackson / Reuters

Cerca de 18 mil pessoas de origem indiana, residentes nos Estados Unidos e no Canadá, se reuniram para ouvir Modi - a quem Washington negou visto de entrada no passado -, gritando seu nome e vestindo camisetas com sua foto.

Modi, que será recebido na Casa Branca na segunda-feira, renovou a promessa de campanha de liberar o potencial econômico da Índia através da redução da burocracia. O premiê saudou os americanos de origem indiana, dizendo que são um exemplo através de seu sucesso profissional.

"Houve um tempo em que as pessoas achavam que éramos um país de encantadores de serpentes", disse Modi. "Nosso povo costumava lidar com serpentes, mas agora lida com o 'mouse' (rato em inglês) e este 'mouse' movimenta o mundo inteiro", acrescentou.

"Nenhum líder indiano recebeu este tipo de amor", disse, em alusão à recepção na qual participaram também 30 congressistas americanos e na qual foram apresentados filmes de Bollywood e danças tradicionais. "Vou devolver este empréstimo, construindo a Índia dos seus sonhos", acrescentou.

Modi, de 64 anos, tornou-se primeiro-ministro após a vitória do partido Bharatiya Janata, nas eleições de maio, derrotando a tradicional dinastia Nehru-Ghandi, que governou o país quase ininterruptamente desde os anos 40 do século passado.

Em 2005, ele teve negado o visto americano, após os distúrbios anti-muçulmanos que ocorreram quando ele era chefe do Estado de Gujarat.

Em Nova York, o premiê enfrenta o pedido de um tribunal para que responda a uma acusação de tentativa de genocídio por sua atuação nestes distúrbios violentos.

Modi respondeu neste domingo aos que exigem que lance rapidamente reformas em seu país, fazendo alusão à sua adolescência humilde, quando gerenciava uma loja de chá.

"As pessoas pedem uma grande visão? Bom, eu cheguei aqui vendendo chá", afirmou, em seu discurso de uma hora, proferido em indi. "Sou um homem muito modesto e é por isso que planejo fazer grandes coisas para as pessoas modestas", acrescentou, enumerando uma lista de promessas, que inclui construir mais banheiros e limpar o rio Ganges.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade