PUBLICIDADE

Oriente Médio

Premiê do Iraque abre mão de cargo e apoia sucessor

Maliki apresentava resistência em deixar o governo

14 ago 2014 - 17h36
(atualizado às 17h39)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Nuri al-Maliki participa de coletiva de imprensa em Bagdá, em 12 de janeiro</p>
Nuri al-Maliki participa de coletiva de imprensa em Bagdá, em 12 de janeiro
Foto: Thaier Al-Sudani / Reuters

O primeiro-ministro iraquiano em fim de mandato, Nuri al-Maliki, anunciou que vai deixar o poder e manifestou apoio ao seu sucessor, Haidar al-Abadi, durante um discurso transmitido pela televisão.

O presidente Massum havia designado na segunda-feira Haidar al-Abadi, um integrante do partido Dawa de Maliki, para que formasse um novo governo, em uma decisão que Maliki considerou uma violação da constituição.

Mesmo abandonado pelos aliados Irã e Estados Unidos, e por membros de seu bloco xiita, Maliki afirmou na quarta que não tinha a intenção de deixar o poder sem uma decisão da corte federal.

Seus críticos culpam o seu governo pelo caos no país, principalmente pelo avanço dos jihadistas. Maliki é acusado de ter mantido uma política de exclusão dos sunitas e de ter sido autoritário durante seus oito anos no poder.

O novo governo terá a difícil tarefa de conter a ofensiva jihadista do Estado Islâmico, que lançou em 9 de junho uma ofensiva no norte do país e assumiu o controle de várias regiões.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade