PUBLICIDADE

Europa

Polícia turca dispersa manifestação no centro de Ancara

10 jun 2013 - 19h43
(atualizado às 20h49)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Polícia turca persegue manifestantes em rua próxima à embaixada americana em Ancara</p>
Polícia turca persegue manifestantes em rua próxima à embaixada americana em Ancara
Foto: AP

A polícia turca dispersou na noite desta segunda-feira com bombas de gás lacrimogêneo centenas de pessoas que protestavam no centro de Ancara, em meio à onda de manifestações contra o governo islâmico conservador do primeiro-ministro Recep Tayyip Erdogan iniciada há onze dias, constatou a AFP no local.

Os policiais de choque ocuparam a avenida Tunali Hilmi - bloqueada por barricadas mas até o momento à margem dos confrontos que sacodem as noite de Ancara - e fizeram com que bares e restaurantes fechassem suas portas, com os clientes no interior, para que não fossem afetados pelo gás lacrimogêneo. A maior parte dos manifestantes fugiu com a chegada da polícia.

Os confrontos ocorrem após Erdogan fazer um primeiro gesto, nesta segunda-feira, para acabar com a grave crise que abala a Turquia, aceitando se reunir na quarta-feira com representantes dos manifestantes, que exigem sua demissão.

O vice-premiê turco, Bulent Arinç, que anunciou a reunião após um conselho de ministros, manteve um tom firme ao indicar que "manifestações ilegais não serão toleradas na Turquia", sem dar mais detalhes.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade