PUBLICIDADE

Oriente Médio

Polícia prende dezenas em operações por toda Turquia após protestos

18 jun 2013 - 07h37
(atualizado às 08h08)
Compartilhar

A polícia invadiu residências em toda a Turquia nesta terça-feira e deteve dezenas de pessoas após quase três semanas de protestos contra o governo, informou a imprensa local.

A mídia estatal disse que 25 pessoas foram detidas na capital Ancara, 13 em Eskisehir, a oeste, e "muitos" em Istambul, maior cidade da Turquia.

Uma fonte da polícia confirmou as detenções e disse: "Por enquanto, provocadores serão apenas levados para interrogatório."

A Turquia tem sido abalada por manifestações que começaram em torno da praça Taksim, em Istambul, e se tornaram violentas depois que a polícia tentou reprimir os manifestantes usando gás lacrimogêneo e canhões de água.

Confrontos ocorreram em várias cidades do país, à medida que os manifestantes passaram a protestar contra a liderança do primeiro-ministro Tayyip Erdogan.

Erdogan adotou um tom desafiador em face do maior questionamento público ao seu governo de 10 anos, durante o qual o país viveu um boom econômico e o premiê alcançou altos índices de popularidade.

Em um discurso no domingo diante de centenas de milhares de simpatizantes em Istambul, Erdogan disse que os distúrbios tinham sido manipulados por "terroristas".

(Reportagem de Jonathon Burch e Parisa Hafezi)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade