PUBLICIDADE

Oriente Médio

Polícia israelense prende 24 pessoas por casos de corrupção

25 dez 2014 - 08h36
(atualizado às 11h08)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>A operação pode representar um duro golpe para o partido de Avigdor Lieberman, que tem 13 deputados em um total de 120 no atual Parlamento (Knesset)</p>
A operação pode representar um duro golpe para o partido de Avigdor Lieberman, que tem 13 deputados em um total de 120 no atual Parlamento (Knesset)
Foto: Brendan McDermid / Reuters

A polícia de Israel prendeu 24 pessoas envolvidas em casos de corrupção, várias delas integrantes do partido ultranacionalista do ministro das Relações Exteriores Avigdor Lieberman, Yisrael Beiteinu, a apenas três meses das eleições.

De acordo com a polícia, milhões de shekels (a moeda do país) de recursos públicos foram transferidos ilegalmente para associações ligadas a legenda, em troca da nomeação de pessoas próximas aos suspeitos para cargos do setor público.

A operação pode representar um duro golpe para o partido de Lieberman, que tem 13 deputados em um total de 120 no atual Parlamento (Knesset). Segundo uma pesquisa divulgada pela rádio militar, 40% dos eleitores do partido de Lieberman afirmam que não têm certeza se votarão no partido depois do escândalo.

Entre as pessoas envolvidas no caso está a vice-ministra do Interior, Faina Kirschenbaum, que foi interrogada durante sete horas pela polícia. Sua filha Ronit permanecerá detida até domingo.

Golpe na campanha

Também foi detido o diretor da campanha eleitoral do Israel Beitenu e o ex-ministro do Turismo, Stas Mesezhnikov, entre outras personalidades do partido.

Lieberman disse que vai aguardar o fim da investigação para reagir. O chefe da diplomacia já se viu envolvido em casos judiciais, que atribuiu a uma campanha de fúria contra ele.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade