PUBLICIDADE

Oriente Médio

Polícia israelense dispersa a força manifestação de imigrantes etíopes

3 mai 2015 - 15h47
(atualizado às 15h47)
Compartilhar
Exibir comentários

A polícia de Israel usou a força para dispersar uma grande manifestação de imigrante etíopes convocada em Tel Aviv e que bloqueou a principal estrada da cidade durante várias horas.

A intervenção policial aconteceu quando os manifestantes caminhavam rumo ao edifício da prefeitura após duas horas de protesto, informou a imprensa local.

Os agentes usaram gás de pimenta e gás lacrimogêneo para afastar os manifestantes, o que aumentou ainda mais a tensão. Os enfrentamentos deixaram três feridos.

O chefe da polícia, Yohanan Danino, disse ao Canal 10 que seus agentes atuaram com "contenção, mas se tratou de uma concentração não autorizada".

As tensões explodiram em 26 de abril com a divulgação pela internet de um vídeo caseiro que mostrava dois policiais brancos detendo violentamente e com uso excessivo de força um emigrante etíope na cidade de Holon.

Os porta-vozes do protesto disseram que o objetivo da manifestação é expressar o descontentamento com o racismo e a discriminação que sofrem das autoridades e da população do país.

"70% dos etíopes foram concentrados em guetos em 17 localidades, criando tensões com o resto da população, e desde que nos colocaram ali não se lembram mais de nós", disse Avi, um dos membros da comunidade, que foi transferido ao país em uma ponte aérea nas décadas de 80 e 90.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade