PUBLICIDADE

Oriente Médio

Pelo menos 36 mortos nos bombardeios mais intensos desde 2011 em Deir ez Zor

21 nov 2015 - 07h41
Compartilhar
Exibir comentários

Pelo menos 36 pessoas morreram e dezenas ficaram feridas ontem em mais de 70 bombardeios sobre a cidade de Deir ez Zor e em outras partes da província homônima, no nordeste da Síria, informou neste sábado o Observatório Sírio de Direitos Humanos.

O diretor da ONG, Rami Abdul Rahman, disse à Agência Efe que os bombardeios foram feitos por aviões que provavelmente pertenceriam ao exército sírio e à Rússia.

Os bombardeios são os mais intensos em Deir ez Zor desde o início do conflito sírio, em março de 2011. A província, quase totalmente controlada pelo grupo terrorista Estado Islâmico (EI) e rica em petróleo e gás.

Os aviões de guerra atingiram AlQanamat e outros bairros da cidade, e as regiões de Hauiya Sakr e Yesr al Siasia, nos arredores da capital.

Além disso, foram alvo de ataque os arredores do aeroporto de Deir ez Zor, que permanece em poder das forças de Al-Assad, e Al Mayadin, Al Bukamal e Mohsen, e outras 15aldeias.

Entre as 36 vítimas mortais, pelo menos 25 morrram em Al Zabari, e entre elas há 13 mulheres e três crianças.

Outras oito crianças e três mulheres morreram nos bombardeios em Al Ashara, Al Bukamal e Al Mayadin.

Ontem também foram atacadas instalações petrolíferas da região, como as jazidas de Jarata, Al Tank e Al Omar - a maior da Síria, e caminhões-pipa de transporte de petróleo pertencentes ao EI.

Na última semana, tanto a força aérea da Rússia como a coalizão internacional liderada pelos EUA efetuaram bombardeios contra alvos petrolíferos do EI em Deir ez Zor e contra seu bastião principal sírio em Al Raqqa.

A França também intensificou seus bombardeios contra alvos jihadistas na Síria, depois dos atentados de Paris, que deixaram 130 mortos e mais de 350 feridos em 13 de novembro.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade