PUBLICIDADE

Oriente Médio

Pelo menos 13 mortos no norte da Síria em ataque aéreo (ONG)

10 ago 2013 - 13h46
(atualizado às 14h08)
Compartilhar

Pelo menos 13 civis, entre eles, sete crianças, morreram neste sábado em um ataque aéreo do exército sírio na cidade de Raqa (norte), única capital provincial nas mãos dos rebeldes, informou o Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH).

"Treze civis, seis meninas e um menino de entre quatro e 10 anos, morreram quando um helicóptero militar lançou vários explosivos sobre a cidade de Raqa" controlada pelo grupo jihadista do Estado Islamita do Iraque e do Levante (EIIL), informou o OSDH.

As outras vítimas são três mulheres e dois homens, disse a ONG que dispõe de uma ampla rede de fontes civis, médicas e militares nopaís.

Cerca de 30 pessoas ficaram feridas, seis delas com gravidade.

"O exército tenta bombardear posições do EIIL na cidade, mas alcançou os civis", disse à AFP, Rami Abdel Rahman, diretor do OSDH.

Em março, os rebeldes conseguiram sua vitória mais importante desde o começo da revolta se apoderando da cabeceira da província de Raqa, que escapa, em sua maioria, ao regime, exceto algumas posições militares como o aeroporto de Tabka.

Depois do êxito dos rebeldes, a cidade de Raqa está dominada em especial pelo EIIL, ligado à rede Al-Qaeda, mas, segundo a OSDH, vários manifestantes saem regularmente para denunciar os abusos desse grupo que pratica o islã de forma extrema.

Segundo a OSDH, o EIIL tem 1.500 militantes na cidade.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade