PUBLICIDADE

Oriente Médio

Passagem de Rafah facilita entrada de ajuda em Gaza

2 jun 2010 - 15h09
Compartilhar

A passagem de Rafah, na fronteira com o Egito, foi aberta pelo presidente egípcio, Hosni Mubarak, após a crise gerada pelo ataque israelense contra uma frota internacional que tentava levar ajuda humanitária a Gaza e que resultou na morte de nove pessoas.

Em Gaza existem seis pontos de fronteira: Rafah, Erez, Kerem Shalom, Karni, Nahal Oz e Sufa, de vital importância para a subsistência dos mais de 1,5 milhão de habitantes da faixa.

Rafah:.

Está na fronteira com o Egito e permanecia sob controle de uma missão militar europeia até que o Governo do Cairo a fechou depois que o movimento muçulmano Hamas assumiu o controle de Gaza, em junho de 2007. Desde então, Egito a abre esporadicamente com fins humanitários.

A via foi aberta em novembro de 2005, após Israel e a Autoridade Nacional Palestina (ANP) entrarem em acordo com a mediação do Quarteto para o Oriente Médio para que uma missão europeia supervisionasse a passagem de pessoas e bens.

Em junho de 2006, Israel pressionou para seu fechamento depois que palestinos seqüestraram o soldado israelense Gilad Shalit, ainda em cativeiro.

No dia 18 de janeiro de 2008 a passagem foi fechada, embora tenha sido reaberta pouco depois quando mais de 100 mil palestinos aproveitaram para atravessá-la em busca de mantimentos com a conivência do Egito depois que ativistas do Hamas derrubaram a cerca fronteiriça.

Erez:.

Está ao norte da faixa e é a única passagem pedestre que conecta Gaza com Israel. Controlada ferozmente pelo Exército israelense, por ela passam exclusivamente os palestinos que se deslocam para Israel para trabalhar e aqueles que precisam de tratamento médico.

Atualmente e devido ao aumento da violência só estrangeiros pertencentes a organismos internacionais e palestinos com permissões de residência tem permissão de passar.

Kerem Shalom:.

Situado ao sudeste de Gaza e a cerca de 3,5 quilômetros de Rafah, faz fronteira com o Egito e é por aqui que a Agência das Nações Unidas para os Refugiados palestinos (UNRWA) procede o abastecimento de produtos egípcios.

No dia 24 de janeiro de 2008 Israel proibiu a entrada de caminhões com mercadorias depois que palestinos derrubaram a barreira de metal que marcava o limite entre Rafah e o Egito.

Karni:.

Também está ao sudeste de Gaza e é o principal ponto de saída das exportações palestinas e de ingresso de mercadorias para os habitantes da faixa. Às vezes este posto se transforma na única alternativa para a entrada de produtos básicos.

As autoridades israelenses o fecharam com frequência devido aos ataques palestinos contra Israel e, sobretudo, após o Hamas tomar o controle de Gaza em junho de 2007.

Nahal Oz:.

Se encontra no sudeste de Gaza com a fronteira israelense e introduz combustível a partir de Israel em caminhões-tanque da Empresa Dor, que negocia a provisão com a Autoridade Nacional Palestina que, por sua vez, permite dotar a Faixa de eletricidade.

Sufa:.

Está no sul da Faixa entre Rafah e Khan Yunis e por ela passa o material de construção.

EFE   
Compartilhar
Publicidade