PUBLICIDADE

Oriente Médio

Partido de Netanyahu vence eleições israelenses com boa margem de diferença

18 mar 2015 - 01h29
(atualizado às 01h29)
Compartilhar
Exibir comentários

O partido nacionalista Likud, liderado pelo primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, ganhou as eleições realizadas ontem em Israel por uma boa margem de diferença sobre a coalizão de centro-esquerda União Sionista, cujo cabeça de chapa é o trabalhista Isaac Herzog.

Segundo os resultados oficiais divulgados na madrugada desta quarta-feira pela Comissão Eleitoral, ao término da apuração de quase 100% dos votos emitidos, o Likud obteve 29 cadeiras, contra 24 das União Sionista, o que que revalidará Netanyahu à frente do governo israelense pela terceira vez consecutiva.

Além disso, os resultados indicam que a Lista Árabe Conjunta conseguiu 14 cadeiras no novo parlamento, três a mais que o partido de centro, Yesh Atid.

O Kulanu, de centro-direita, aparece logo depois, com dez, enquanto o ultranacionalista Lar Judaico ficou com oito assentos, um a mais que o ultraortodoxo sefaradita Shas.

Já os ultraortodoxos ashkenazis do Judaísmo Unido da Torá conseguiram seis cadeiras, mesmo número que os ultranacionalistas do Yisrael Beiteinu, na frente do partido pacifista Meretz, que fecha a lista com cinco cadeiras.

Devido à grande fragmentação do Knesset, o parlamento israelense, que tem um total de 120 cadeiras, para formar o governo é necessário o apoio de pelo menos 61 deputados.

Ontem à noite, quando as pesquisas de boca de urna mostravam um empate técnico, Netanyahu anunciou que convocará a seu Executivo todos os partidos de direita e os ultra-ortodoxos, com os quais alcançará uma maioria estável de 67 cadeiras.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade