PUBLICIDADE

Oriente Médio

Para Israel, funcionamento de reator iraniano é inaceitável

21 ago 2010 - 18h08
(atualizado às 18h52)
Compartilhar

O governo de Israel disse, neste sábado, que o início das operações da primeira usina nuclear iraniana é "totalmente inaceitável" e pediu mais pressão internacional para forçar Teerã a encerrar o enriquecimento de urânio.

Israel é considerado o único país do Oriente Médio detentor de armas nucleares. O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Yossi Levy, disse que um Irã armado nuclearmente seria uma ameaça à existência do estado sionista, gerando apreensão com a possibilidade de Israel atacar as usinas nucleares iranianas.

"É totalmente inaceitável que um país que viole tão flagrantemente as resoluções do Conselho de Segurança (das Nações Unidas), as decisões da Agência Internacional de Energia Atômica e seus compromissos do TNP (Tratado de Não Proliferação) possa desfrutar dos frutos de usar energia nuclear", afirmou o ministério israelense em nota.

"A comunidade internacional deveria aumentar a pressão para forçar o Irã a cumprir decisões internacionais e cessar suas atividades de enriquecimento e a construção de reatores," disse Levy.

Os Estados Unidos, Israel e alguns outros países ocidentais temem que a usina iraniana vise a produção de armas atômicas. O Irã diz que quer a energia nuclear apenas para a produção de energia.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade