PUBLICIDADE

Oriente Médio

Paquistão ordena expulsão da ONG Save The Children

País acusa entidade de agir de maneira contrária aos interesses

12 jun 2015 - 12h11
Compartilhar
Exibir comentários

O governo do Paquistão ordenou que os dirigentes e funcionários da ONG Save The Children abandonem o país em um prazo de 15 dias, acusando-os de atividades "contrárias aos interesses paquistaneses". A ordem foi divulgada em um comunicado do Ministério da Interior do Paquistão.

De acordo com o ministro Chaudhry Nisar Ali Khan, todas as ONGS "devem seguir as leis e os regulamentos nacionais se quiserem operar no país". Ele ressaltou que a Save The Children estava envolvida em atividades "fora de suas competências", mas não quis detalhar as violações.

Siga Terra Notícias no Twitter

Emissoras de televisão locais mostraram a sede da ONG em Islamabad sendo fechadas pela polícia. A medida recai sobre o staff estrangeiro da organização. Esta não é a primeira vez que o Paquistão expulsa membros da ONG. A mesma coisa aconteceu em setembro de 2012, quando o governo suspeitou de que uma campanha de vacinação em Abbottabad da Save the Children pudesse ter contribuído para a operação americana que localizou e matou o então líder da Al-Qaeda, Osama bin Laden.

Um relatório dos serviços de inteligência do Paquistão ligaram a ONG ao médico paquistanês Shakeel Afridi, acusado de trabalhar para a CIA. No enquanto, naquela ocasião, a ordem de expulsão foi revogada dias depois.

A Save The Children opera no Paquistão há mais de 35 anos e possui uma equipe de 1,2 mil pessoas no país.

Fonte: Ansa
Compartilhar
Publicidade
Publicidade