PUBLICIDADE

Oriente Médio

Palestinos protestam contra construção de casas em Jerusalém

15 out 2010 - 14h32
(atualizado às 14h44)
Compartilhar

O negociador palestino Saeb Erekat acusou Israel nesta sexta-feira de priorizar "os assentamentos em detrimento da paz",ao protestar contra a divulgação de um plano para a construção de 238 unidades habitacionais em Jerusalém oriental.

Israel abriu licitação para a construção das casas na quinta-feira, em uma iniciativa pouco notada e que pode complicar mais ainda os esforços apoiados pelos EUA para resgatar as negociações de paz diretas com os palestinos.

Relançadas em 2 de setembro, as negociações estão atolando por causa da recusa de Israel de prorrogar um congelamento de dez meses nas construções nos assentamentos, que se encerrou em 26 de setembro.

Em comunicado à imprensa, Erekat disse que, ao concordar em levar a público os planos para mais construções o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu "fez sua opção pelos assentamentos em detrimento da paz" e "demonstrou porque não há negociações hoje".

Os EUA vêm fazendo esforços intensivos para manter vivas as negociações de paz diretas entre as duas partes.

Os palestinos alegam que a construção de novas unidades nos assentamentos judaicos na Cisjordânia, território capturado por Israel em uma guerra em 1967, solapa os esforços para a criação de um Estado palestino viável e contíguo.

O plano israelense para Jerusalém prevê mais construções em dois "bairros" predominantemente judaicos, conforme a descrição de Israel, em Jerusalém oriental e em partes da Cisjordânia que Israel anexou para fazer parte de sua capital, em iniciativa que nunca teve reconhecimento internacional.

Israel insiste que Jerusalém Oriental nunca fez parte de qualquer congelamento das construções nos assentamentos, embora muitos planos de construção na cidade tenham sido suspensos, sem alarde, após divergências com Washington em torno de ofertas de construção trazidas à tona durante visita em março do vice-presidente norte-americano Joe Biden.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade