PUBLICIDADE

Oriente Médio

Palestinos jogam sapatos e ovos em ministro canadense de visita em Ramala

18 jan 2015 - 12h56
Compartilhar

Manifestantes palestinos lançaram neste domingo sapatos e ovos contra o ministro das Relações Exteriores do Canadá, John Baird, logo depois de uma reunião dele com seu colega palestino, Riad al-Maliki, na cidade de Al-Bireh, próxima a Ramala.

O incidente coincidiu com um forte enfrentamento verbal entre Baird e o chefe negociador palestino, Saeb Erekat, em torno do posicionamento do Canadá no conflito do Oriente Médio.

O protesto contra o ministro canadense foi organizado pelas juventudes do movimento nacionalista palestino Fatah, do presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, segundo a agência local "Ma'an".

No momento em que Baird deixava a sede do ministério e se preparava para entrar em seu carro, dezenas de manifestantes que tinham se reunido do outro lado da rua jogaram ovos e sapatos, tradicional ato de rejeição na cultura árabe.

O chefe da diplomacia canadense entrou rapidamente no veículo em meio as vaias da multidão enquanto vários ovos atingiam seu carro oficial, como mostra um vídeo publicado no site do jornal "Al Quds".

A indignação palestina com o Canadá foi causada pelo apoio dos últimos governos desse país a Israel e a rejeição a propostas de resolução como a apresentada no Conselho de Segurança da ONU em dezembro para pôr uma data limite à ocupação israelense em 2017.

Embora não seja membro do Conselho de Segurança, o Canadá apoiou publicamente a campanha israelense para que a resolução fosse rejeitada.

Este fim de semana o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, disse que buscaria o apoio de seus aliados, entre eles Canadá e Alemanha, para torpedear as fontes de financiamento do Tribunal Penal Internacional (TPI), após a decisão do tribunal, na sexta-feira, de abrir uma investigação preliminar sobre crimes de guerra que teriam sido cometidos por Israel durante a última ofensiva.

Canadá e Alemanha são os principais países que apoiam economicamente o TPI, segundo o jornal "Yedioth Ahronoth".

Baird pediu recentemente ao responsável de Negociações da Organização para a Libertação da Palestina (OLP), Saeb Erekat, que se desculpasse com Israel por ter comparado o país com as práticas cometidas pelo grupo Estado Islâmico (EI).

"Não há diferença entre o terrorismo praticado pelo grupo liderado por Abu Bakr al Baghdadi (EI) e o terrorismo de Israel", manifestou Erekat em discurso em Jericó.

Em resposta, Baird disse que essas afirmações solapam os esforços de luta contra o EI, que ampliou seu poder no Iraque e na Síria nos últimos meses.

Erekat reafirmou em suas declarações em carta datada de ontem e publica um jornal canadense, e assinalou que "é John Baird quem deve se desculpar com o povo palestino, e com seus próprios cidadãos no Canadá".

O dirigente palestino reiterou que as semelhanças ente Israel e o EI se baseiam no desprezo pela vida humana e a religião, e ainda censurou o posicionamento do Executivo do primeiro- ministro canadense, Stephen Harper, com o Estado judeu.

EFE   
Compartilhar
Publicidade