PUBLICIDADE

Oriente Médio

Palestinos entram em Israel por túnel e matam 5 militares

Apesar do incidente, movimentos palestinos disseram estar prontos para trégua de 24 horas

29 jul 2014 - 10h03
(atualizado às 10h39)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Soldados israelenses se posicionam durante troca de tiros no norte da Faixa de Gaza</p>
Soldados israelenses se posicionam durante troca de tiros no norte da Faixa de Gaza
Foto: Baz Ratner / Reuters

Militantes da Faixa de Gaza se infiltraram em Israel através de um túnel e mataram cinco soldados em uma batalha perto da comunidade israelense de Nahal Oz, nas imediações da fronteira com o território palestino, disseram os militares de Israel nesta terça-feira.

"Os soldados foram mortos durante combate quando os militantes tentaram realizar um ataque usando um túnel que ia de Gaza até Nahal Oz. Os soldados frustraram a tentativa ao perceberem o esquadrão e neutralizarem um deles", disseram os militares em um comunicado.

Quarenta e três soldados israelenses foram mortos desde que Israel lançou sua ofensiva na Faixa de Gaza, na qual morreram cerca de 1.100 palestinos, na maioria civis.

Movimentos palestinos prontos para trégua

Os principais movimentos palestinos, incluindo o Hamas e a Jihad Islâmica, estão prontos para uma trégua humanitária de 24 horas na Faixa de Gaza, afirmou nesta terça-feira o secretário-geral da Organização para a Libertação da Palestina (OLP).

"A Autoridade Palestina, o Hamas e a Jihad estão dispostos a uma trégua humanitária de 24 horas e examinam com espírito positivo uma proposta da ONU para um cessar-fogo de três dias no conflito com Israel", declarou Yasser Abed Rabbo, em coletiva de imprensa em Ramallah, na Cisjordânia.

"Em caso de negativa, consideraremos Israel plenamente responsável pelas consequências. A ONU sugeriu estender esta trégua para 72 horas. Estudamos esta sugestão com espírito positivo", enfatizou ainda.

Israel iniciou sua ofensiva militar na Faixa de Gaza em 8 de julho dizendo ter como objetivo deter os ataques de foguetes por parte do movimento dominante Hamas e outros grupos armados. Dez dias depois, enviou forças terrestres com o objetivo declarado de destruir os túneis construídos pelo Hamas na fronteira.

Faixa de Gaza: entenda o conflito Faixa de Gaza: entenda o conflito

Conheça um pouco mais sobre a região, que tem um quarto do tamanho do município de São Paulo, mas uma enorme importância para a história do Oriente Médio

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade