PUBLICIDADE

Oriente Médio

Palestinos anunciam acordo sobre cessar-fogo de longo prazo

Acordo prevê levantamento do bloqueio à Faixa de Gaza; Hamas chamou acordo de "vitória para resistência"

26 ago 2014 - 11h03
(atualizado às 11h22)
Compartilhar
Exibir comentários
Conflitos deixaram mais de dois mil palestinos mortos em 50 dias
Conflitos deixaram mais de dois mil palestinos mortos em 50 dias
Foto: MAHMUD HAMS / AFP

Um acordo para um cessar-fogo foi alcançado para acabar com 50 dias de guerra entre o movimento islâmico Hamas e Israel na Faixa de Gaza, anunciou nesta terça-feira à AFP uma autoridade palestina.

O presidente da Autoridade Palestina, Mahmud Abbas, deverá anunciar na abertura de uma reunião da liderança palestina prevista para às 16h GMT (18h locais/13h no horário de Brasília) os detalhes do acordo que prevê "o levantamento do bloqueio à Faixa de Gaza", criado por Israel em 2006, a principal exigência dos palestinos, indicou um alto funcionário, que pediu anonimato.

O movimento islamita palestino Hamas afirmou nesta terça-feira que os palestinos fecharam um acordo de cessar-fogo duradouro em Gaza com Israel, que chamou de "vitória para a resistência".

Musa Abu Marzuq, número dois do Hamas no exílio, que participava nas negociações do Cairo para obter um cessar-fogo com Israel, afirmou que o acordo, que "encarna a resistência de nosso povo", constitui uma "vitória para a resistência".

Os confrontos entre o exército israelense e o Hamas deixaram 2.125 mortes entre os palestinos, sendo a grande maioria civis e 25% de crianças.

Do lado israelense morreram 64 soldados em combates com milícias palestinas, e dois civis - um deles menor - um beduíno e um trabalhador asiático, estes últimos atingidos por projéteis disparados de Gaza.

De acordo com números da ONU, mais de 450 mil pessoas deixaram suas casas e se tornaram deslocados internas, número que representa um quarto da população da Faixa.

Faixa de Gaza: entenda o conflito Faixa de Gaza: entenda o conflito

Conheça um pouco mais sobre a região, que tem um quarto do tamanho do município de São Paulo, mas uma enorme importância para a história do Oriente Médio

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade