PUBLICIDADE

Oriente Médio

Palestinos "aderem" a desafio do balde e acusam falta d'água

Segundo um participante, os judeus recebem sete vezes a quantia de água disponível aos palestinos

21 ago 2014 - 10h21
(atualizado às 10h22)
Compartilhar
Exibir comentários
Primeiro palestino a 'aderir' ao desafio do balde de gelo denuncia a falta de água local por ocupação israelense
Primeiro palestino a 'aderir' ao desafio do balde de gelo denuncia a falta de água local por ocupação israelense
Foto: Youtube/Raya FM / Reprodução

Um grupo de palestinos aderiu à campanha internacional "Iced Bucket Challege", da National ALS Associaton e que virou febre entre as celebridades em solidariedade com a doença degenerativa conhecida como ELA, mas para denunciar a ocupação israelense em seu território.

Em um vídeo postado no YouTube, o qual já recebeu mais de 15 mil acessos e foi compartilhado por mais de 26 mil pessoas através do site da rádio palestina "Raya FM", um jovem que se identifica como Fadl explica que se sensibilizou com a campanha e que deseja participar.

Depois, ele pega o balde de água gelada e vira contra sua cabeça, mas, para surpresa de todos, o mesmo se encontrava vazio.

"Vivemos sob ocupação na Palestina. Os israelenses utilizam todos nossos recursos hídricos. Os colonos judeus dispõem de uma quantidade diária de água sete vezes maior que os palestinos", explicou Fadl na sequência.

"Nos últimos meses, centenas de palestinos vivem, e continuam vivendo, imersos em uma crise de água. Israel atacou a maior parte dos recursos hídricos de Gaza. Por isso, me desculpo, não posso seguir com este desafio", lamentou.

Faixa de Gaza: entenda o conflito Faixa de Gaza: entenda o conflito

Conheça um pouco mais sobre a região, que tem um quarto do tamanho do município de São Paulo, mas uma enorme importância para a história do Oriente Médio

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade