1 evento ao vivo

Palestina diz que fim de construções israelenses 'é vital' para paz

Chefe da diplomacia palestina anunciou que o secretário de Estado americano, John Kerry visitará, nos próximos 10 dias, a região

11 mai 2013
20h22
atualizado às 20h35
  • separator
  • 0
  • comentários

O chanceler da Autoridade Nacional Palestina, Riad Malki, afirmou neste sábado que interromper a construção de assentamentos israelenses nos territórios palestinos "é vital" para a retomada do processo de paz.

"É importante e essencial para podermos nos sentar de verdade e discutir o tema das negociações com Israel", disse Malki. "Sem isto, será difícil, talvez impossível, encontrar um palestino que esteja interessado em se sentar e conversar com os israelenses", acrescentou, durante uma entrevista coletiva no Panamá, onde concluiu um giro pela América Central.

"Não é uma condição palestina, é um pré-requisito da comunidade internacional", assinalou.

O chefe da diplomacia palestina afirmou que o secretário de Estado americano, John Kerry visitará, nos próximos 10 dias, a região, onde irá se reunir com autoridades palestinas e israelenses, a fim de retomar as negociações de paz.

"Temos um problema sério, mas o senhor Kerry tem que resolvê-lo. Não a gente, porque ele assumiu a responsabilidade de falar com os israelenses e buscar uma saída para o conflito", assinalou Malki, acrescentando que, no último mês e meio, Kerry conversou cinco vezes com o presidente da Autoridade Palestina, Mahmud Abbas.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade