PUBLICIDADE

Oriente Médio

Países árabes esperam que ONU vote contra assentamentos

17 fev 2011 - 22h35
(atualizado às 22h59)
Compartilhar

Os países árabes esperam que o Conselho de Segurança da ONU vote na próxima sexta-feira a favor de um projeto de resolução palestino que condena os assentamentos judaicos em território ocupado, disseram nesta quinta-feira à agência EFE fontes diplomáticas.

Essas mesmas fontes indicaram que a votação será às 18h (horário de Brasília) de sexta-feira.

"A votação segue programada para sexta-feira", assegurou à EFE um diplomata árabe, quem ressaltou que os palestinos recusaram a oferta que lhes foi apresentada pelos Estados Unidos nesta semana para retirar o projeto de resolução.

No entanto, a delegação brasileira, que ocupa a presidência rotativa do Conselho de Segurança, não confirmou oficialmente a data da votação, em um indício da intensidade das negociações entre os 15 membros do Conselho de Segurança e países da região.

Em Washington, a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, reiterou nesta quinta-feira que uma resolução do Conselho de Segurança "não seria o instrumento adequado" para avançar em uma solução de dois Estados no conflito entre palestinos e israelenses.

Em paralelo às declarações públicas de Hillary, o presidente americano, Barack Obama, abordou nesta quinta-feira em uma conversa por telefone com o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, a votação no Conselho de Segurança.

Segundo fontes diplomáticas, Washington ofereceu nos últimos dias algumas concessões aos palestinos para convencê-los a retirar o texto, e assim evitar ter de exercer o direito ao veto como membro permanente do Conselho de Segurança.

O projeto de resolução condena a continuidade das atividades nas colônias judaicas estabelecidas nos territórios ocupados da Cisjordânia e de Jerusalém Oriental desde 1967, às quais qualifica como "grande obstáculo" para alcançar a solução dos dois Estados impulsionada pela comunidade internacional.

EFE   
Compartilhar
Publicidade