PUBLICIDADE

Oriente Médio

Oposição turca diz que Estado Islâmico está por trás de ataque a curdos

8 jun 2015 - 20h53
Compartilhar
Exibir comentários

Uma série de atentados contra o partido pró-curdo da Turquia durante a sua campanha para entrar no Parlamento foi associada ao Estado Islâmico na Síria, afirmou o presidente da legenda nesta segunda-feira.

Três pessoas morreram em duas explosões na sexta-feira na cidade de maioria curda de Diyarbakir, no sudeste da Turquia, minutos antes de o chefe do Partido Democrático do Povo (HDP), Selahattin Demirtas, discursar num comício eleitoral.

O número de mortos nos atentados subiu de dois para três nesta segunda-feira depois que um menino de 17 anos morreu por causa de ferimentos, disse a mídia local, citando fontes hospitalares. Pelo menos 200 pessoas ficaram feridas no ataque.

O HDP se tornou domingo o primeiro grupo político com raízes curdas da história a entrar no Parlamento da Turquia como um partido depois que facilmente superou o limite de 10 por cento exigido.

O partido conquistou 80 assentos na configuração do novo Parlamento, ajudando a privar o partido governista AK de uma maioria para formar um governo de partido único.

Em entrevista à emissora CNN, Demirtas disse que o ataque e dois outros atentados contra os escritórios do HDP em maio, em que ninguém morreu, tinham ligação com o Estado Islâmico.

Ele não disse, no entanto, como tinha obtido esta informação ou quais provas sugeriam a ligação dos atentados com o Estado Islâmico, mas culpou a segurança do Estado por não ter impedido os ataques.

(Reportagem de Ayla Jean Yackley)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade