PUBLICIDADE

Distúrbios no Mundo Árabe

Oposição síria pede 'urgente ação internacional' contra armas químicas

26 abr 2013 - 05h49
(atualizado às 05h56)
Compartilhar
Exibir comentários

A opositora Coalizão Nacional Síria (CNFROS) pediu nesta sexta-feira uma rápida ação internacional para interromper o uso de armas químicas por parte do regime de Bashar al-Assad, após os Estados Unidos apontarem que há indícios de sua utilização no país.

Em comunicado divulgado nas últimas horas, a CNFROS afirmou que Damasco deve entender que, tal como disseram a ONU, os EUA e outros países, "o emprego de armas químicas é uma linha vermelha cujo cruzamento terá resultados graves".

"Se não forem tomadas medidas rápidas, o regime de Assad verá como um sinal de aceitação internacional ao uso de armas químicas", assegurou o principal órgão da oposição síria.

A coalizão apontou que durante semanas os habitantes de Aleppo (norte), Homs (centro) e de algumas zonas da periferia de Damasco sofreram as consequências dessas armas.

Por isso, exigiu à ONU e aos membros permanentes do Conselho de Segurança que "ajam com urgência" e garantam que suas declarações não sejam meras palavras mas advertências reais.

A CNFROS assinalou que a ONU deve escutar "os gritos do povo sírio de uma vez por todas" e a Rússia tem de deixar de intervir, permitindo que o Conselho de Segurança "cumpra seus deveres de manutenção da paz e da segurança".

Ontem, o secretário de Defesa dos EUA, Chuck Hagel, indicou que os serviços de inteligência haviam detectado o uso de armas químicas por parte do regime de Assad, especialmente gás sarin.

No entanto, pouco depois a Casa Branca informou que as "avaliações de inteligência" sobre o uso de armas químicas na Síria ainda não são "suficientes", e assinalou que são necessários "fatos críveis e confirmados" para tomar decisões.

O regime sírio, por sua vez, sempre negou o uso de armas químicas contra seu povo e até mesmo a existência dessas armas na Síria.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade