PUBLICIDADE

Oriente Médio

Oposição síria pede reunião urgente da ONU sobre "massacre" químico

Líder da oposição também pediu à comissão que visite o local dos bombardeios desta quarta-feira

21 ago 2013 - 07h04
(atualizado às 10h34)
Compartilhar
Exibir comentários

O líder da oposição síria exigiu uma reunião urgente do Conselho de Segurança sobre o "massacre" cometido na região de Damasco, onde morreram pelo menos 100 pessoas vítimas de gases tóxicos utilizados pelo governo, segundo o Observatório Sírio de Direitos Humanos. Os opositores dizem que os mortos chegam a 1.300.

"Peço ao Conselho de Segurança da ONU que organize uma reunião urgente para assumir suas responsabilidades ante esta matança", disse Ahmad Jarba ao canal Al-Arabiya.

Ele também pediu à comissão internacional que investiga na Síria o uso de armas químicas que visite o local dos bombardeios desta quarta-feira.

A Liga Árabe também solicitou aos inspetores da ONU, atualmente na Síria, que visitem de imediato a região de Damasco que supostamente foi atacada por armas químicas.

Em um comunicado, o secretário-geral da Liga Árabe, Nabil al-Arabi, pede aos inspetores de armas químicas que sigam imediatamente para a região "para constatar a realidade da situação e investigar as circunstâncias do crime".

A Grã-Bretanha disse que estava profundamente preocupada e iria levantar a questão no Conselho de Segurança da ONU, acrescentando que os ataques seriam "uma escalada chocante" da situação, caso se confirmem.

Guerra civil na Síria expulsou 1,8 milhão de pessoas do país

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade