PUBLICIDADE

Oriente Médio

Oposição síria pede ajuda para atender mais de mil feridos no oeste

30 mai 2013 - 06h13
(atualizado às 06h20)
Compartilhar
Exibir comentários

A Coalizão Nacional Síria (CNS), principal aliança da oposição, lançou nesta quinta-feira uma chamada de ajuda urgente para atender mais de mil feridos pelos bombardeios registrados na cidade de Al Qusair, no oeste do país. Segundo um comunicado do agrupamento, Al Qusair carece de médicos e de equipamentos básicos para atender os civis feridos. Diante de falta de recursos no local, CNS vê como necessária a ajuda de organizações humanitárias internacionais para conduzir às vítimas para outras cidades.

Nesse sentido, a organizou emitiu um pedido especial a Cruz Vermelha e a Crescente Vermelho para agirem o mais rápido possível em Al Qusair para resgatar aos feridos e protegê-los. Desde no último dia 19, as forças do regime sírio, apoiadas por membros do grupo xiita libanês Hezbollah, realizam uma ofensiva contra os rebeldes nesta cidade.

Al Qusair, com cerca de 25 mil habitantes, é um enclave estratégico para os insurgentes devido a sua localização na rota que conecta o norte do Líbano, de maioria sunita, com a província central de Homs, o que permite o abastecimento de armas.

Também é fundamental para o regime, já que essa estrada comunica Damasco com seus redutos do litoral mediterrâneo, de maioria alauita, seita à qual pertence o presidente sírio, Bashar al Assad.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade