PUBLICIDADE

Oriente Médio

Oposição síria pede a aliados que pressionem por trégua em Homs

10 jul 2013 - 17h13
(atualizado às 17h16)
Compartilhar

A Coalizão Nacional Síria (CNFROS) pediu nesta quarta-feira aos países do grupo de Amigos da Síria que pressionem o regime de Damasco para conseguir uma trégua na cidade de Homs por causa do mês muçulmano do Ramadã.

Em entrevista coletiva em Istambul, o novo presidente da coalizão, Ahmed Asid Yarba, informou que se reuniu com os embaixadores dos países aliados para que aceitem a proposta de cessar-fogo lançada pela CNFROS.

Yarba explicou que a proposta tem o objetivo de "deter o derramamento de sangue, assegurar a evacuação dos feridos e permitir a chegada de mantimentos" à castigada cidade no centro do país, indicou a CNFROS em comunicado.

Além disso, a CNFROS anunciou uma ajuda urgente para a população civil em Homs de US$ 1 milhão.

O novo líder da coalizão opositora assegurou que tomou a decisão de pedir a trégua pelo Ramadã, que começou hoje, depois que nos dois últimos dias se reuniu com representantes dessa cidade, que lhe transmitiram as "necessidades humanitárias, médicas e alimentícias".

Yarba, que foi eleito presidente da CNFROS por uma estreita margem de votos no último dia 6, está apoiado pela Arábia Saudita e representa a facção do histórico dissidente sírio Michel Kilo.

A cidade de Homs é palco há várias semanas de uma dura batalha entre os rebeldes e as forças do regime do presidente sírio, Bashar al Assad, depois que estas anunciaram o início de uma "grande ofensiva" para recuperar seu controle.

EFE   
Compartilhar
Publicidade