PUBLICIDADE

Oriente Médio

Oposição síria denuncia ameaças do Hezbollah libanês

1 mai 2013 - 08h58
(atualizado às 09h16)
Compartilhar
Exibir comentários

A oposição síria denunciou as ameaças do Hezbollah xiita libanês, cujo líder advertiu para a possível intervenção direta de seu movimento e do Irã no conflito na Síria, ao lado do regime do presidente Bashar al-Assad.

"Os sírios e os libaneses esperavam que o comando do Hezbollah interrompesse os ataques em Homs e em Damasco, e que percebesse a gravidade da situação na região", afirma um comunicado da coalizão de oposição. "Mas não ouviram mais que ameaças e uma confissão sobre a interferência nos assuntos sírios", completa o texto.

O líder do movimento xiita, Hassan Nasrallah, aliado do regime sírio, admitiu na terça-feira pela primeira vez a intervenção de suas forças na região de Qusair (centro da Síria), onde afirma defender vilarejos habitados por libaneses, e na área religiosa xiita de Sayeda Zeinab, ao leste de Damasco. Também advertiu que os "Amigos da Síria" (em referência a seu movimento e ao Irã) não permitirão a queda do regime e que, em caso de necessidade, se veriam na "obrigação de intervir".

A oposição pediu ao governo libanês o fim imediato das operações militares atribuídas ao Hezbollah nas regiões próximas da fronteira síria. O comunicado acusa o partido de "permanecer ao lado do regime de Assad em sua guerra contra o povo sírio".

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade