PUBLICIDADE

Oriente Médio

Oposição síria decidirá sobre renúncia de seu presidente na próxima reunião

21 abr 2013 - 14h55
(atualizado às 15h21)
Compartilhar

A Coalizão Nacional Síria (CNFROS) anunciou neste domingo que tomará uma decisão sobre a renúncia de seu presidente, Muaz al-Khatib, em sua próxima reunião, após surgir versões de que o grupo tinha aceitado.

Em comunicado, a CNFROS assegurou que ainda não adotou uma decisão final sobre a renúncia apresentada por al-Khatib em março e que a princípio foi rejeitada pela coalizão.

A CNFROS explicou que a Presidência da aliança estudou este assunto e que sua Assembleia Geral é agora o órgão que deve decidir sobre o tema na próxima reunião, que ainda não tem uma data específica.

Se a renúncia for aceita, na própria reunião deve ser escolhido o nome do novo presidente, de acordo com o regulamento interno da CNFROS.

Segundo a nota, a coalizão quer que al-Khatib siga como presidente, embora este voltou a confirmar ontem sua renúncia durante a reunião dos "Amigos da Síria" em Istambul.

Khatib anunciou sua renúncia em 24 de março, mas a CNFROS rejeitou e insistiu que representasse a aliança na cúpula de chefes de Estado árabes de Doha, realizada pouco depois.

Em mensagem divulgada no Facebook, Khatib lamentou que careça de liberdade dentro das "instituições oficiais" e que a grave situação na Síria "não foi suficiente para que se tome uma decisão internacional que permita que o povo sírio se defenda".

Fontes ligadas a Khatib destacaram à Agência Efe que a falta de apoio internacional motivou a renúncia do líder opositor, que foi eleito presidente da CNFROS por unanimidade em 11 de novembro em Doha.

EFE   
Compartilhar
Publicidade