PUBLICIDADE

Oriente Médio

Oposição síria condiciona presença em diálogo à renúncia de Assad

29 mai 2013 - 17h49
(atualizado às 17h51)
Compartilhar
Exibir comentários

A Coalizão Nacional Síria (CNFROS), principal grupo da oposição, condicionou nesta quarta-feira sua participação na conferência de paz convocada por Estados Unidos e Rússia à elaboração de um calendário que inclua a renúncia do presidente sírio, Bashar al-Assad.

A CNFROS, que está reunida esta semana em Istambul para refinar sua posição no diálogo, destacou em comunicado que "a participação dos sírios em qualquer conferência está vinculada à determinação de um calendário para a solução e à apresentação de garantias internacionais obrigatórias".

Também reiterou que o marco para qualquer iniciativa deve estipular "a renúncia da cabeça do regime e da cúpula de segurança e militar por considerar que estão fora do processo político", como aprovou este grupo no último mês de fevereiro.

A prevista conferência internacional, ainda sem data, acontecerá em Genebra e espera-se a presença tanto da oposição como do regime, que já confirmou que, a princípio, participará da reunião.

No entanto, a CNFROS anunciou hoje várias condicionantes adicionais para participar: "A cessação das ações de assassinato e destruição realizadas pelo regime, a possibilidade que as forças da revolução possam defender o povo sírio, e o fim da invasão por parte das forças iranianas e da milícia de Hezbollah".

A coalizão, que sofre graves dissensões internas e não conseguiu até o momento aglutinar a oposição, considerou necessário ainda que a comunidade internacional se comprometa com o povo sírio e com seu "legítimo direito à autodefesa".

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade