PUBLICIDADE

Oriente Médio

Oposição síria boicotará paz enquanto continuar ataque em Al Qusair

30 mai 2013 - 09h04
(atualizado às 10h22)
Compartilhar
Exibir comentários

A Coalizão Nacional Síria (CNFROS), a principal aliança opositora, anunciou nesta quinta-feira que não participará de nenhuma conferência internacional de paz enquanto prosseguir o envolvimento do grupo libanês Hezbollah na ofensiva do regime sobre a cidade de Al Qusair.

"A Coalizão Nacional não vai participar de nenhuma conferência internacional de paz, de esforços neste sentido ou de uma solução política diante da participação do Hezbollah no massacre de Al Quseir", disse o líder da CNFROS, George Sabra, em uma coletiva de imprensa em Istambul.

Desta maneira, o dirigente opositor dissipou as dúvidas sobre a participação da CNFRO na conferência de Genebra, prevista para junho, que terá como objetivo buscar uma saída para o conflito sírio.

Desde o dia 19 de junho, a cidade de Qusair, próxima à fronteira com o Líbano, é cenário de uma ofensiva do regime de Damasco, apoiado pelo grupo xiita libanês, contra os rebeldes.

Sabra afirmou que "falar agora de soluções políticas é algo sem sentido", porque "a vida dos sírios é mais importante que as soluções políticas".

O opositor pediu que a ONU e a Liga Árabe atuem imediatamente para deter os massacres no país, e pediu à Cruz Vermelha Internacional e ao Crescente Vermelho que se dirijam a Al Qusair para evacuar os 1.500 feridos que estão na cidade.

"Lembramos ao presidente e ao povo libanês que um partido libanês, presente no Parlamento e no governo, toma parte neste crime. Os sírios não vamos perdoar que derramem o sangue de nossos filhos", assegurou.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade