PUBLICIDADE

Oriente Médio

Oposição se retira de conversas de paz em Burundi após morte de líder oposicionista

25 mai 2015 - 12h11
Compartilhar
Exibir comentários

A oposição de Burundi boicotou conversas de paz com o governo nesta segunda-feira em protesto devido à morte de um líder oposicionista, apesar de pedidos da ONU por diálogos que levassem ao fim dos protestos e da violência que já duram um mês no país africano.

Homem joga terra sobre o corpo de líder oposicionista Zedi Feruzi durante seu enterro em Bujumbura. 24/05/2015
Homem joga terra sobre o corpo de líder oposicionista Zedi Feruzi durante seu enterro em Bujumbura. 24/05/2015
Foto: Goran Tomasevic / Reuters

Grupos de direitos humanos dizem que pelo menos 20 pessoas morreram desde que os protestos se iniciaram em 26 de abril, um dia após o presidente Pierre Nkurunziza anunciar que iria tentar um terceiro mandato.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, e outros, condenaram a morto de Zedi Feruzi por atiradores não identificados no sábado. O partido de Feruzi faz parte de uma grande oposição que diz que o presidente está rompendo o limite constitucional de dois mandatos.

Alguns grupos da oposição e civis começaram a abandonar as conversas no domingo. O restante saiu nesta segunda-feira em protesto pelo assassinato de Feruzi, disse o porta-voz presidencial Gervais Abayeho.

"O governo continua aberto a conversas e o governo espera que eles irão atender aos chamados da comunidade internacional para retomarem as conversas, para que a solução seja encontrada na crise atual", disse Abayeho.

Um ativista envolvido nas negociações disse que a oposição quer que o governo permita protestos pacíficos, que a polícia para de matar manifestantes e que manifestantes presos sejam liberados, indicando que conversas podem ser resumidas caso as condições sejam aceitas.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade