PUBLICIDADE

Ásia

Operação da Otan mata 2 mulheres civis no Afeganistão

5 fev 2013 - 06h40
(atualizado às 06h53)
Compartilhar
Exibir comentários

As autoridades do Afeganistão acusaram nesta terça-feira a missão da Otan no país (Isaf, na sigla em inglês) de ter matado duas mulheres e ferido três crianças em uma operação na província ocidental de Herat, um caso que o organismo militar diz estar investigando.

O chefe da Polícia do distrito de Shindand - onde aconteceu a operação -, Ghulam Sakhi Hussaini, assegurou à agência local AIP que o incidente ocorreu ontem à noite quando membros da Isaf invadiram uma casa à procura de insurgentes talibãs.

Segundo Hussaini, durante a incursão da Isaf aconteceu um tiroteio que abateu dois altos comandantes talibãs, além de matar ou ferir outras cinco vítimas civis.

Um porta-voz da Aliança Atlântica afirmou à AIP que se achava ao corrente das alegações sobre as baixas civis no distrito de Shindand, mas que por enquanto não dispunha de informações suficientes para esclarecer o ocorrido.

"A Isaf leva muito a sério toda alegação sobre vítimas civis e realiza todos os esforços possíveis para assegurar a segurança da população civil durante as operações", acrescentou a fonte.

A morte de civis é um dos principais pontos de atrito entre as autoridades afegãs e a Otan, que em 2011 começou a retirar-se progressivamente do país asiático e a transferir a responsabilidade da segurança às forças afegãs. Esse processo de transição deve ser concluído em 2014.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade