PUBLICIDADE

Oriente Médio

ONU votará hoje resolução palestina rejeitada pelos EUA

30 dez 2014 - 19h12
Compartilhar

O Conselho de Segurança da ONU votará nesta terça-feira uma resolução palestina sobre um acordo de paz com Israel rejeitada pelos Estados Unidos.

"Decidimos que abriremos a votação no Conselho de Segurança sobre a resolução", declarou a embaixadora da Jordânia na ONU, Dina Kawar, horas antes do encontro, previsto para as 22h GMT.

Nesta segunda-feira, os palestinos incluíram mudanças em seu projeto de resolução e pediram que o texto fosse apresentado ao Conselho esta semana.

Mas os Estados Unidos, aliados de Israel e membros permanentes do Conselho, rejeitaram o texto hoje, sem dizer se votarão contra ou se irão se abster.

"Nossas preocupações são múltiplas. Existe uma preocupação com o calendário, que estabelece prazos arbitrários. Isso não ajudará as negociações", afirmou Jeffrey Rathke, porta-voz do Departamento de Estado, em entrevista coletiva.

Washington também tem preocupações "com as necessidades legítimas de Israel em matéria de segurança", assinalou.

O secretário de Estado americano, John Kerry, conversou por telefone nas últimas 48 horas com autoridades de 12 países e o presidente palestino, Mahmud Abas, informou o porta-voz.

"Vários países disseram que não poderiam apoiar esta resolução. Entre eles, há alguns que apoiam os palestinos há tempos e indicaram que não votarão a favor", acrescentou.

Em uma reunião de duas horas convocada ontem pela Jordânia, o grupo árabe na ONU apoiou o documento com suas alterações.

A nova iniciativa palestina acontece no momento em que a comunidade internacional está cada vez mais preocupada com o aumento da violência entre palestinos e israelenses e com a incapacidade de se relançar as negociações de paz.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade