PUBLICIDADE

Oriente Médio

ONU vê solução dos "dois Estados" para Israel e Palestina muito distante

23 jul 2015 - 12h56
Compartilhar
Exibir comentários

O enviado da ONU para o Oriente Médio, Nickolay Mladenov, advertiu nesta quinta-feira que a solução de dois Estados para o conflito entre Israel e Palestina está atualmente "mais longe do que nunca" e pediu a todas as partes uma "ação decidida" para avançar rumo à paz.

"O apoio à solução de dois Estados entre os palestinos e os israelenses está se desvanecendo", disse Mladenov em um comparecimento perante o Conselho de Segurança, onde hoje se realiza um debate especial sobre a situação no Oriente Médio.

A via dos dois Estados, solução que é defendida pelas Nações Unidas para pôr fim ao conflito, está "ameaçada" entre outras coisas pela "construção de assentamentos, incidentes de segurança, violência relacionada com a ocupação e falta de unidade palestina", garantiu o enviado especial.

Tudo isso, segundo Mladenov, se vê além disso agravado pelo "auge do extremismo violento e do terrorismo na região", que põe em perigo tanto as aspirações palestinas para um Estado como a segurança de Israel.

"No atual ambiente de desconfiança, a comunidade internacional deve trabalhar com israelenses e palestinos para criar as condições no terreno, regional e internacionalmente, para voltar às negociações em um prazo de tempo razoável", defendeu.

Segundo Mladenov, "é momento de atuar com decisão perante a crescente percepção que a solução de dois Estados em suporte vital e que está morrendo lentamente".

O representante da ONU respaldou as tentativas da comunidade internacional, lideradas pela Europa, para impulsionar uma nova iniciativa diplomática que possa desbloquear a situação com a ajuda dos países árabes.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade