PUBLICIDADE

Oriente Médio

ONU pede ao Hamas que suspenda execuções em Gaza

14 ago 2013 - 10h28
(atualizado às 10h44)
Compartilhar

A alta comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Navi Pillay, pediu nesta quarta-feira às autoridades islamitas do Hamas que suspendam as execuções planejadas na fronteira de Gaza.

"Estou assustada com a possibilidade de que se realizem execuções nas próximas semanas em Gaza e peço urgentemente às autoridades 'de facto' que não apliquem nenhuma sentença de morte", disse Pillay em declaração divulgada por seu escritório em Genebra.

O ministro da Justiça em Gaza anunciou durante o Ramadã que após as celebrações do Eid ul-Fitr, recentemente encerradas, seriam feitas as execuções das pessoas condenadas à morte. Pillay questionou os processos judiciais, militares e civis em que foram impostas as penas de morte, e as suspeitas existentes de maus-tratos e torturas durante os interrogatórios das pessoas que foram posteriormente condenadas à pena capital.

A alta comissária lembrou que as normas internacionais de direitos humanos exigem julgamentos justos nos casos em que as sentenças de morte serão aplicadas. "Um requerimento absoluto é que a pena capital só pode se impôr após um julgamento justo. Atualmente, isso (um julgamento justo) não é possível em Gaza, nem legalmente nem na prática", opinou Pillay.

A alta comissária pediu às autoridades do Hamas uma moratória das execuções e que apoiem o direito à vida.

EFE   
Compartilhar
Publicidade