PUBLICIDADE

Oriente Médio

ONU pede que Grã-Bretanha investigue torturas no Iraque e Afeganistão

31 mai 2013 - 18h37
(atualizado às 19h45)
Compartilhar
Exibir comentários

O Comitê Contra a Tortura da ONU pediu nesta sexta-feira à Grã-Bretanha que amplie e acelere suas investigações sobre supostos abusos cometidos por soldados britânicos contra detentos no Iraque e no Afeganistão e que puna os responsáveis. "O Comitê Contra a Tortura está profundamente preocupado com o crescente número de acusações sérias de torturas e maus tratos, inclusive por cumplicidade, como resultado das intervenções militares estatais no Iraque e Afeganistão", disse o órgão da ONU.

Seus dez especialistas independentes apresentaram suas conclusões após examinarem a atuação da Grã-Bretanha no cumprimento das leis internacionais que proíbem a tortura. Muitos iraquianos dizem ter sido torturados por soldados da ocupação britânica entre 2003 e 2009, mas Londres por enquanto resiste em promover um inquérito público completo que avalie a dimensão desse problema e estabeleça responsabilidades, inclusive para líderes políticos e militares, segundo o comitê da Organização das Nações Unidas (ONU).

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade