PUBLICIDADE

Oriente Médio

ONU: nº de refugiados que fugiram da Síria supera 250 mil

11 set 2012 - 07h49
(atualizado às 10h39)
Compartilhar

O número de refugiados sírios supera as 250.000 pessoas, anunciou o Alto Comissariado da ONU para os Refugiados (Acnur), cujo diretor, Antonio Guterres, e sua enviada especial, Angelina Jolie, estão atualmente na Jordânia. "As últimas informações mostram que mais de 250 mil refugiados sírios (253.106 pessoas) foram registrados ou esperam para ser registrados na região", declarou o porta-voz do Acnur, Adrian Edwards.

Bebê com intoxicação alimentar chora no colo da mãe em um abrigo temporário na fronteira síria com a Turquia
Bebê com intoxicação alimentar chora no colo da mãe em um abrigo temporário na fronteira síria com a Turquia
Foto: AP

Na Jordânia, o Acnur contabilizou 85.197 refugiados, dos quais 35.961 esperam o registro. Diante da situação, o Alto Comissariado decidiu enviar ao local Guterres e a atriz americana Angelina Jolie.

Ao desembarcar, a estrela de Hollywood, acompanhada por militares jordanianos, visitou as famílias que haviam acabado de chegar à fronteira. Nesta terça-feira, Guterres e Jolie devem visitar o acampamento Al Zaatri. Mais tarde, terão uma reunião com o rei Abdullah II da Jordânia, com o primeiro-ministro Fayez Tarawneh e com o ministro das Relações Exteriores Nasser Judeh.

Ao mesmo tempo, o porta-voz da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tarek Jasarevic, informou que o organismo pretende reforçar as atividades em Homs, onde "a situação é grave". Segundo a OMS, a situação fica mais inquietante com a aproximação do inverno.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade