PUBLICIDADE

Oriente Médio

ONU mantém casos de armas químicas que investigará na síria em segredo

1 ago 2013 - 16h07
(atualizado às 16h42)
Compartilhar

A ONU evitou nesta quinta-feira confirmar o lugar exato de dois dos três possíveis casos de uso de armas químicas que averiguará sua missão de especialistas na Síria por motivos de segurança.

"Além do incidente de Khan al Asal (denunciado pelo governo sírio), a missão averiguará outros dois incidentes, mas o lugar se manterá em segredo por motivos de segurança", disse hoje à imprensa o porta-voz da ONU, Martin Nesirky.

O regime de Bashar al Assad acusa rebeldes de ter lançado em 19 de março projéteis com substâncias químicas em Khan al Asal, na província de Aleppo, onde segundo as autoridades morreram 26 pessoas, 16 delas soldados.

Por sua vez, a Coalizão Nacional Síria (CNFROS), o principal grupo opositor sírio, acusou o regime do ataque em Khan Asal e de outro similar com armas químicas em Ataiba, na periferia de Damasco.

Enquanto isso, Reino Unido, França e Estados Unidos são alguns dos países que apresentaram provas de outros supostos ataques químicos na Síria, dos quais culpam as forças leais ao regime de Assad.

O porta-voz da ONU confirmou hoje que a missão de especialistas independente liderada pelo professor sueco Ake Sellström está já em Haia e planeja viajar para Damasco "em poucos dias" à espera de resolver os últimos preparativos logísticos e legais.

Além da chefia da missão, a equipe de pesquisadores incluirá também dez analistas da Organização para a Destruição de Armas Químicas (OPAQ) e da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Tanto o regime como os rebeldes se acusam de ter usado armas químicas, e em março Ban ki-moon anunciou que a ONU averiguaria esse possível uso, mas até agora nenhum representante do órgão viajou à Síria, por desacordos com Damasco.

A ONU e o governo sírio anunciaram no fim de semana passado um acordo sobre "os veículos de imprensa para seguir adiante" com a missão que deve investigar o suposto uso de armas químicas no conflito nesse país.

EFE   
Compartilhar
Publicidade